O cromo é um elemento mineral que atua de forma direta sobre as funções do metabolismo da célula. ele é absolutamente necessário para que a insulina realize sua função, que é a regulação do metabolismo dos carboidratos, dos ácidos graxos e da proteína. o cromo potencializa os efeitos da insulina. A medida que o ser humano envelhece, ele retém menos cromo no organismo. o cromo atua contra a obesidade e é estimulante da longevidade.
É utilizado no envelhecimento prematuro, no diabetes, nos estados hiperglicêmicos e nos esportes, favorecendo o rendimento muscular; protege a cicatrização; diminui a gordura corporal; contribui no controle da pressão sanguínea; exerce papel importante na síntese de serotonina, quando diminuída, por exemplo, em decorrência de estados depressivos.
A carência de cromo pode produzir as seguintes doenças: diabetes, devido à produção insuficiente de insulina; redução no metabolismo de glicose, aminoácidos e lipídios; colesterol alto; arteriosclerose; hipoglicemia; obesidade; inflamação e necrose da pele e vias aéreas superiores; insuficiência renal; doenças cardíacas; osteomalácia; choque circulatório; deficiência de crescimento infantil; deformações na coluna em adultos.
Benefícios:
1. Favorecendo o rendimento muscular
2. Protege a cicatrização
3. Diminui a gordura corporal
4. Contribui no controle da pressão sanguínea
5. O cromo potencializa os efeitos da insulina